12.07.09

Sem dúvida que este tema tem dominado as noticias do País e do Mundo. Simultaneamente domina as nossas conversas em casa com a familia, no emprego com os colegas, e de uma forma em geral com as pessoas com quem lidamos diariamente.

 

Sinto que esta "Nova Gripe", como é chamada por muitos tem alterado incrivelmente os nossos hábitos, tem criado novas preocupações, uma maior consciencialização  sobre viver em grupo, preservando o nosso bem estar.

 

A verdade porém é que nós ainda estamos num "cantinho", e é bom que neste caso em particular nos mantenhamos assim, pois isso será sinónimo de que fomos eficazes nas medidas de prevenção e nos cuidados pós detecção da doença.

 

Confesso que ultimamente tenho andado um pouco preocupado, sobretudo porque o enfoque jornalistico é elevado, mas também porque brevemente vou viajar. Estou a 4 dias de partir para Barcelona e seria mentira de dissesse que não estou apreensivo.

Penso contudo que esta "crise pandémica" não deve alterar os nossos planos, antes porém, levar-nos a ajustes e cuidados redobrados.

 

E foi isso que fiz, preparar-me tão bem quanto possivel para poder combater e prevenir a Gripe A - uma ajuda essencial foi a informação que a minha empresa facultou internamente aos colaboradores, que foi religiosamente lida e guardada no outlook.

Importante também é ler artigos medicos relacionados, e nisso a internet é um contributo precioso.

 

Destaco algumas medidas de protecção pessoal:

  1. Evitar o contacto próximo com pessoas com gripe (se ficarmos doentes tentar mantermo-nos afastados pelo menos 1 metro das outras pessoas)
  2. Se ficarmos doentes, permanecer em casa
  3. Ao tossir ou espirrar devemos cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel (deitar o lenço imediatamente no lixo)
  4. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ( durante pelo menos 20 segundos)
  5. Evitar o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca
  6. Limpar frequentemente as superficies ou objectos mais sujeitos ao contacto com as nossas mãos

É importante saber que todos estes conselhos se aplicam também a crianças.

Ao pressentir-mos sintomas associados á gripe não nos escusemos de ligar para a Linha de Saude 24 - 808 24 24 24, para obtermos o melhor diagnostico/aconselhamento.

 

Creio que não nos devemos deixar levar pelo alarme social criado, porque isso pode iniciar uma cruzada longa, onde o pânico e o medo dominarão. Acima de tudo necessitamos calma, ponderação e muito, muito cuidado.

 

Resta-me saber se estamos perante uma ameaça, gostaria de acreditar que não.

 

Até Já

Bu

 

sinto-me: Precupado
publicado por vidaebuba às 14:56

a vida no seu melhor...ou pior!
mais sobre mim
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

16
17
18

19
20
21
24
25

26
27
28
31


arquivos
2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO